Arte educação

"Espero que este blog contribua para a elaboração de trabalhos com arte, sejam bem vindos"

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Violeiros do Brasil - Ivan Vilela

video

Violeiros do Brasil - Braz da Viola

video

Violeiros do Brasil - Almir sater

video

Violeiros do Brasil - Adelmo Arcoverde

video

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Musica Folclórica - Viola Caipira

video

Danças Folclóricas - Carimbó

video

Danças Folcloricas - Jongo 3

video

Danças Folclóricas - Jongo 2

video

Danças Folclóricas - Jongo 1

video

Danças folclóricas - Fandango de Tamancos

video

Danças Folcloricas - Pézinho

video

Danças Folclóricas - Chula

video

sábado, 7 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE - ILUSTRAÇÕES

PROJETO FOLCLORE - ILUSTRAÇÃO DE MITOS E LENDAS BRASILEIRAS (Contação de histórias)

INICIO -
A professora discutirá com seus alunos sobre a ilustração, sua função, origem, profissionais; design gráfico, iluminuras, gravuras, imprensa, literatura, publicidade e propaganda. (MOSTRAR VIDEOS).

Ilustração é uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico.
São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda.
A ilustração editorial tem origens na Iluminura, utilizada largamente na Idade Média nos manuscritos.

MATERIAIS – (Mostrar para os alunos vários livros com diferentes ilustrações)
- papéis diversos ; dobradura, color set, cartolina, sulfite colorido...
- cola, tesoura
- giz de cera, lápis de cor, lápis 6B

OFICINA 1 – Ler um mito brasileiro para os alunos (vitória régia), sugerir para os alunos desenhar em seqüencia. ( o começo, o meio e o fim da história – lápis de cor)
OFICINA 2 – Ler um mito (Sereia Iara), sugerir para os alunos que façam uma colagem da cena que mais gostaram.
OFICINA 3 – Ler um mito ( Pedro Malasartes), sugerir que os alunos façam um desenho branco e preto (lápis ¨B), de uma cena.
OFICINA 4- Ler uma lenda ( Guaraná), solicitar que os alunos façam uma cena em 3 dimensões. (livros pop up)

OFICINA 5 - Ler uma lenda – (curupira) – sugerir uma ilustração com giz de cera.
OFICINA 6 - Agrupar todas as folhas, fazer uma capa de cartolina e ilustrar a capa com iluminuras.
OBS – SELECIONE AS HISTÓRIAS QUE MAIS GOSTAR.

imagem retirada o site - www.flickr.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE - LENDAS

video

FOLCLORE

video

FOLCLORE

video