Arte educação

"Espero que este blog contribua para a elaboração de trabalhos com arte, sejam bem vindos"

domingo, 31 de julho de 2011

LETRA/MÚSICA - VATAPÁ - DORIVAL CAYMMI

sábado, 30 de julho de 2011

VIDEO/MÚSICA/FOLCLORE - VATAPÁ - GAL COSTA


video

ATIVIDADE/FOLCLORE – BRINCANDO COM PIPA


INÍCIO – Converse com seus alunos sobre a vida e obra do artista  Andruchak, faça uma leitura formal e interpretativa.
- Fale sobre a história das pipas.

                                            Pipas 2004

Marcos Andruchak é muralista brasileiro, natural de Capanema/Pr. Atua como Artista Plástico, Professor e Designer. Doutor pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), além de  lecionar e atuar na pintura,trabalha com computação gráfica, design, animação e multimídia. Desde criança mostrou talento para as artes, desenvolvendo desenhos e ilustrações complexas. Passou pelo guache e aquarela e aos 15 anos de idade pintou seu primeiro óleo sobre tela.
Sua pintura busca mostrar o imaginário de situações reais, surreais ou abstratas, procurando sempre um estilo único, próprio, inspirado em tudo que considera atraente, desde pinturas, texturas, rabiscos e o estudo das cores que melhor se aplique a cada grafismo que produz.
Marcos Andruchak é um artista brasileiro atento às novas tecnologias de design e computação gráfica, como forma de valorizar sua arte.

HISTÓRIA DA PIPA

Pipa, Papagaio ou Pandorga é um brinquedo que voa preso a extremidade de uma linha ou barbante. Em geral, tem uma armação leve de bambu ou madeira, sobre a qual se estica uma folha de papel ou plástico. Os historiadores acreditam que tenha sido inventada entre 400 e 300 (AC) por Arquitas, um grego da cidade de Tarena. No entanto, os Chineses afirmam que um de seus generais Han Sin inventou em 206 (AC), para uso dos militares.
Em 1749 o Escocês Alexander Wilson, usou vários termômetros presos as Pipas para medir a temperatura nas alturas. Benjamin Franklin em 1752, utilizando uma pipa forrada de pano, demonstrou em um dia de chuva, que nas nuvens existe eletricidade estática, com isso foi criado o pára-raios. O inglês Douglas Archibald em 1883, prendeu um anemômetro ( Medidor de Vento ) à linha de uma pipa mediu a velocidade do vento a 360m de altura. A Aerofotografia com o auxílio de pipas é muito praticada desde o fim do século XIX. Guglielmo Marconi em 1901, usou uma pipa para erguer um antena e fez a primeira transmissão de rádio.
No fim do século XIX e início do século XX, o homem estava decidido a construir um máquina que lhe permitisse voar, nessa época ele só tinha duas referências de vôo, que eram as aves e a pipa. Muitos tentaram imitar os pássaros com suas máquinas sem sucesso, outros tentavam usando pipas. Em 1906, depois de vários testes o Brasileiro Alberto Santos Dumont, fez o primeiro vôo, usando um conjunto de pipas-caixas, acionadas por suas próprias forças.Este avião recebeu o nome de "14 BIS".
Origem do nome pipa
Pipa, nome dado ao "papagaio" de papel por ser semelhante ao recipiente pipa ( vasilha de madeira usada para guardar vinhos ), ver foto abaixo. Esse tipo de papagaio era confeccionado com três varetas, e foi usado por muitos anos. Foram criadas três versões: duas feitas com três varetas e uma com quatro. Com o passar do tempo, essas pipas ficaram conhecidas como pipas-modelo. No final da década de quarenta, surgiu a pipa pião (ver no site) vinda do Nordeste, e o cerol. As pipas-modelo, usavam lâminas de barbear para cortar a linha dos adversários, não resistiu ao cerol e a rapidez das pipas pião e foram extintas, dando lugar à atual cultura.

.

MATERIAIS – cola, tesoura, papéis de seda colorido, papel sulfite, papel color set, varetas, linha.

ATIVIDADES - 


1-  -  Faça com os alunos várias releituras com colagens de papel color set em papel sulfite. Depois peça aos alunos para escolherem uma para reproduzir na pipa.
2-   - Dê aos alunos um losango de papel de seda, peça que recortem papel de seda colorido reproduzindo uma das releituras da atividade anterior.
3
Confeccione as pipas e faça um festival – a pipa mais bonita. Dê prêmios, tire fotos, faça exposição.

http://www.ventodepipa.com.br/historia.html
www.overmundo.com.br







sexta-feira, 29 de julho de 2011

ATIVIDADE – ARTESANATO EM ARGILA



INÍCIO – converse com seus alunos sobre  artesanato em cerâmica, sobre a argila e suas cores, cerâmica feita em casa. Proponha a seus alunos esculpir vasos de argila com desenhos e colorir. (veja video - artesanato popular - modos de fazer ceramica decorativa).


1-    ATIVIDADE  -  Técnica do rolo

  São feitas tiras de argila, que são enroladas com as mãos  sobre uma superfície lisa até que se tornem cilíndricas.

        Com os rolinhos juntos entre si, sobrepostas e trabalhadas, pode-se obter todas  as formas  que se queira, de acordo com a  habilidade e técnica de cada um.
                              


2 – ATIVIDADE -Técnica da bola


Faz-se uma bola com argila e com o polegar faz-se um orifício. Vai rodando o polegar e o indicador, alargando o orifício.

Continua a estender a argila para cima e para fora. Mantém esta operação até obteres a forma desejada.

Este técnica aplica-se à elaboração de peças côncavas.



imagens retiradas do blog  -
http://10abeatrizpassos.blogspot.com/2010_10_01_archive.html