Arte educação

"Espero que este blog contribua para a elaboração de trabalhos com arte, sejam bem vindos"

quinta-feira, 3 de junho de 2010

PROJETO AFRO - A PRINCESA E O SAPO

INICIO –
A professora assistirá com os alunos ao filme A princesa e o sapo da Walt Disney.
- Fazer com os alunos uma leitura do filme; roteiro, animação, personagens, música, desenho a mão
( animação 2D).
- Falar sobre o blues, jazz, zideco, gospel, aspectos históricos sobre a cidade de Nova Orleans (1920), Mississipi.
- Músicos famosos; Ray Charles, Louis Armstrong. Mostrar vídeos.
- Fazer letras para as músicas instrumentais.
-Mostrar imagens da cidade, da culinária, dos pântanos.
- Fazer uma releitura da obra de Degas – O mercado de algodão com fotos recentes.

- Fazer uma descrição dos personagens;

Tiana, uma garçonete de 19 anos de idade que sonha em ser chef de seu próprio restaurante. Ela acredita que conseguirá através de muito trabalho, não precisando de nenhum homem para sustentá-la.
Príncipe Naveen, o príncipe de 20 anos de idade da Maldônia, que se muda para o Quarteirão Francês de Nova Orleans em busca de diversão na cena local do jazz. Ele é persuadido pelo Dr. Facilier em fazer uma visita a seu consultório, onde é enfeitiçado e transformado num sapo.
Dr. Facilier- Um vidente/mágico de vodu de 30-40 anos de idade. Afro-americano. Encantador, carismático e um cara malvado e sinistro.
Mama Odie - Uma velha curandeira de vodu de 197 anos. Afro-americana. Engraçada, excêntrica, benevolente, sábia.
Ray: Um vaga-lume apaixonado de 25-30 anos. Amigável, descansado e calmo. Comicamente obtuso. Faltam-lhe os dentes da frente.Louis:
Um crocodilo cantor de jazz veterano de 20-40 anos. Cômico, maníaco, tem ótima voz cantora.

PERSONAGENS QUE NÃO CANTAM
Charlotte La Bouff - 18 anos. Uma mimada debutante sulista. Uma diva. Mandona, mas insegura.
Lawrence - O empregado pomposo de Harry. Esnobe e sarcástico.
Big Daddy La Bouff , Dono rico de plantação do sul. Simpático, afável, e poderoso.
Eudora - Mãe de Tiana. Cerca de cinqüenta anos. Eudora costumava ser a costureira de CharlottGeorge: Cozinheiro da família La Bouff. Afro-americano.
Jovem Tiana: Seis anos de idade, afro-americana.Jovem Charlotte: Seis anos de idade.

CULINÁRIA

A palavra cajun deriva de acádia. Essa população descende de franceses da Bretanha, da Picardia, da Normandia e do Poitou que migraram para o sudeste do Canadá. Essa nova terra foi chamada Acádia e seus habitantes, acadianos. As condições de vida para esses colonos na América eram extremamente duras, mas eles conseguiram sobreviver. Posteriormente, com a passagem para o domínio britânico, a região passou a ser chamada Nova Escócia, sendo os franceses e seus descendentes expulsos e suas cidade destruídas. As famílias foram separadas e os .desterrados ou voltaram a sua terra natal ou espalharam-se pelas Américas do Norte e Central e do Sul. A maior parte morreu ou foi vendida como escravos na Geórgia. Alguns conseguiram chegar aos pântanos do sul da Louisiana onde se estabeleceram. Muito dos que tinham retornado à França ainda empreenderam nova mudança para a Louisiana. Algumas mulheres e crianças que foram remetidas para a Inglaterra e França, ao tomar conhecimento que seus maridos podiam estar na Louisiana para lá rumaram. Assim uma nova Acádia foi estabelecida nos bayous (manguezais) do sul do Mississipi. Em seu novo lar, os "cajun" tiveram que subsistir dos recursos naturais da região, o que aprenderam com o índios locais, com quem rapidamente se integraram, bem como com os alemães e espanhóis já lá assentados.

Assim, a cozinha cajun é reflexo da história desse povo que diante de tantos reveses desenvolveu uma culinária de subsistência baseada nos recursos naturais, sem qualquer tentativa de recriação dos pratos de sua terra natal. Sua grande adaptabilidade e criatividade e m tempos de menor turbulência permitiu o surgimento de pratos rústicos, vigorosos e cheios de caráter. Os cajuns são extremamente orgulhosos de seu passado e de suas tradições como a língua, a música e a comida.

Os ingredientes que esses primeiros colonos encontraram nos pântanos do delta do Mississipi foram o caranguejo, o pitú dos rios e lagos, as ostras, os lagostins, peixes de água doce e salgada, jacarés, esquilos, perus selvagens, patos, rãs, tartarugas, porco, lingüiças caseiras, todos os tipos de feijões, tomates, quiabo, batata-doce, pecans e laranjas.

Uma das características da cozinha cajun é o preparo da refeição em um único grande caldeirão preto, a chamada "one pot meal" onde toda a família ou mesmo uma comunidade se servem. Os ingredientes são combinados em múltiplas variações sendo que a base é um roux (farinha de trigo frita em manteiga ou óleo - uma lembrança francesa!). Desses caldeirões saem sauces piquantes, fricasses, sopas de tartaruga e uma infinidade de refogados de vegetais da região com embutidos como as andouilles, os boudins, os chaurices, tassos e lingüiças defumadas ou não, inclusive de jacaré. O arroz é onipresente e os cajuns embora apreciem os pratos condimentados não utilizam pimentas muito causticantes coma a jalapena e sim a pimenta do reino e a caiena, mais suaves.

Embora as culinárias cajun e creole tenham origem distinta, o tempo se encarregou de criar muito pontos em comum. Assim o arroz, o uso do roux, e muitos ingredientes como a carne de tartaruga e jacaré e a charcutaria. Vários pratos como os gumbos e as jambalayas estão presentes em ambas.

RUA FAMOSA

French Quarter é a designação dado ao bairro central da cidade de New Orleans, Louisiana, Estados Unidos da América, uma zona citadina caracterizada pela sua arquitectura colonial de inspiração francesa e espanhola marcada pela exuberância das sua varandas em ferro forjado. Para além das suas características arquitectónicas, o French Quarter é conhecido pela intensidade da sua vida nocturna e pela existência de numerosos estabelecimentos de diversão, com destraque para os musicais.

CARNAVAL
Mardi Gras é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova Orleans, Estados Unidos, sendo um dos mais famosos Carnavais do mundo. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes do Carnaval, na "terça-feira gorda" — que significa Mardi Gras em francês.
O Mardi Gras começou em Louisiana, feito pelos colonizadores franceses. O primeiro Mardi Gras em registro é datado de 1699.

http://pt.wikipedia.org
http://www.abs-sp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu recado...