Arte educação

"Espero que este blog contribua para a elaboração de trabalhos com arte, sejam bem vindos"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pintura Sumiê

AQUARELAS

As aquarelas são pigmentos que se dissolvem com facilidade na água e são fixados com goma-arábica ou resinas plásticas. Esses materiais fornecem mais luminosidade às cores, e muitos artistas usaram e abusaram da aquarela para expressar o espetáculo da natureza.

No começo do século 19, os pintores utilizavam pincéis feitos de pêlos de camelo e blocos de papel bem grossos, e saíam por aí. Isso mesmo: a aquarela seca assim que a água evapora, e os pintores podiam carregar suas obras para todo lado.

Dissolvendo a tinta em um pincel cheio de água, eles criaram lindas paisagens. Seu brilho e transparência fizeram da aquarela uma técnica muito popular em todo o mundo.

Já a tinta guache é feita à base de água, goma-arábica e um tipo de pó colorido. A diferença da aquarela é que o guache tem em sua composição uma espécie de tinta branca, o que o torna mais opaco. Assim, o pintor pode trabalhar com cores escuras e tornar o quadro mais claro aplicando o guache, um processo impossível quando se usa aquarela.

A aquarela é uma técnica muito antiga cujo aparecimento se supõe esteja relacionado com a invenção do papel e dos pincéis de pêlo de coelho, ambos surgidos na China há mais de 2000 anos.

No ocidente, há vários exemplos do emprego desta técnica desde a Idade Média, como Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Ele viveu até 1366, e teria produzido uma série de desenhos aquarelados, feitos sobre papel tipo pergaminho. O método foi utilizado por artistas flamengos, e amplamente empregado em Florença e Veneza. Foi com Albert Dürer que a aquarela pode resistir ao tempo, já que ele deixou pelo menos 120 obras suas.

Em 1550, um artista de nome John White participou da expedição de Sir Walter Releigth, registrando a vida, o ambiente e os costumes do Novo Mundo, sendo considerado por alguns como o pai da aquarela. Mas foi somente no século XVIII que a técnica passou a ser considerada como um método autônomo e independente, difundida em toda a Europa e reconhecida como a “Arte Inglesa”. Neste momento surgem nomes como Alexander Cozens, o poeta pintor William Blake, John S. Cotman, Peter de Wint e John Constable, mas foi sem duvida William Turner quem melhor soube explorar suas possibilidades; e muitos desconhecem que Turner produziu 19.000 aquarelas, o que lhe garante o título de maior aquarelista de todos os tempo

www.canalkids.com.brpt.wikipedia.org

Materiais –
-tintas aquarelas, ou guache, acrílica, nanquim... (tintas que diluem em água)
- papéis – canson, ou cartolina, 40kg, color set...
- pincéis, canudinhos de refrigerante, penas de aves...
- temas de Sumiê








1 – Solicitar aos alunos que experimentem traças vários tipos de texturas em cores variadas. (exemplos no quadro) - fazer releitura da obra do artista Sesshu.
1.1 – Solicitar aos alunos que pinguem gotas de tinta numa cartolina e depois assoprem para lados diferentes.











2 – Pedir para os alunos umedecerem levemente com água a folha de canson (usar pincel), após peça que desenhem no papel úmido. (temas do sumie)









4- Pedir aos alunos que desenhem com um giz de cera branco numa folha de papel, após
passar uma camada de tinta mais espessa sobre o desenho.


5 – Solicitar aos alunos que molhem uma esponja com tinta colorida e após bater levemente sobre o papel, esperar secar e desenhar com uma pena de ave ou pincel fino.