INÍCIO – Apresente as obras dos artistas Naif para os alunos, faça uma leitura formal e interpretativa. (ver apresentação power point)
CONCEITOS – Arte Naif, Festa Junina (origem), coreografia, música, recorte, colagem.
MATERIAIS - papel color set( várias cores), TNT ( marrom ou azul para painel), cola, tesoura.
1 - Atividade visual – Sugira aos alunos que recortem papel color set de várias cores para criar os casais caipiras; ( pode fazer moldes de chapéu, calça, vestido, camisa, rosto...).
A – Cole as figuras no painel marrom ou azul e faça os complementos de acordo com as obras dos artistas naif.
Exemplo:
Arte Naïf
Outros Nomes
Arte ingênua
Definição
O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística.
Fonte - Blog Fazendo Arte na Escola II/ itaú cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu recado...