INÍCIO- Trabalhar com cores e formas geométricas, perguntar às crianças sobre objetos, flores, frutas, legumes e suas determinadas cores.
MATERIAIS -
- Lápis de cor, giz de cera, hidrocor...
- papéis diversos - sulfite, color set, arca de nóe...
OFICINA 1 - Pedir que os alunos separem e pintem cada figura com uma cor determinada pela professora. (criar uma histórinha sobre um trem colorido, que cada vagão possuia uma cor, e só carregava quem estivesse vestido com a cor do vagão), por exemplo; vermelho, azul, amarelo, verde...
OFICINA 2- Pedir que as crianças recortem triangulos (pequenos triângulos) com cores determinadas pela professora, exemplo; triângulos roxos, e colar dentro da figura do triângulo. No quadrado distribuir fichinhas com desenhos de objetos, flores, frutas, legumes... para pintar e recortar somente o que possuir a cor determinada pela professora, ex: pinte o que for amarelo, recorte e cole no retângulo.
OFICINA 3- seguindo o exemplo da oficina 2, determinar outra cor para recortar o círculo ( pequenas bolinhas e colar no círculo), em seguida pintar objetos, flores, frutas, legumes... recortar e colar no quadrado. (Sempre perguntado para os alunos sobre cores e formas geométricas).
OFICINA 4 - Fazer uma leitura da obra de Kandisnky, sobre as formas geométricas e cores de sua obra, sobre sua vida. (Pedir para que as crianças identifiquem as formas e cores). Obra - sons contrastantes.
OFICINA 5 - Distribuir a obra sons contrastantes para os alunos e pedir que identifiquem quais figuras geométricas estão faltando, desenhar e pintar .
OFICINA 6 - Pedir para que os alunos pintem ou recortem vários tamanhos de quadrados, círculos, triângulos, retângulos. Distribuir uma folha de sulfite ou outra, e organizarem uma colagem.
OBS - OUTRAS OBRAS DE KANDINSKY -
preto e violeta - 1923
linha transversal - 1923