INICIO – O professor(a) discutirá com os alunos sobre cinema (documentário), as características desse tipo de cinema;elementos da história, teoria e prática de produção de documentários, a representação, as funções sociais dos documentários, novas tecnologias, consumo (compra e venda).
- A professora mostrará para os alunos documentários interessantes sobre determinados países da África e ou afrobrasileiros, e após as exibições relacionar com os alunos algumas características; história, roteiro, imagens, cor, luz, sonoplastia, figurinos.
- Discutir questões de discriminação, preconceito, valores culturais...
1- MATERIAIS
- Celular com câmera/ câmera digital
- computadores para a edição
2- OFICINA
- Solicitar aos alunos que formem grupos, e cada um escolherá um tema afro/brasileiro para o roteiro do documentário, como a comunidade negra de sua cidade, quilombolas, artistas (músicos, atores, pintores, arquitetos, escultores,.), políticos,professores, entre outros...
- combinará com alunos que usam internet para baixar os programas citados abaixo, para a edição dos documentários.
- fazer a edição, gravar em CD ou DVD, e fazer a apresentação para a escola.
OBSERVAÇÃO –
SE O DOCUMENTÁRIO FOR FEITO EM ESTÚDIO (SALA DE AULA), PODE SER CONFECCIONADO FIGURINOS EM TNT OU PAPEL CREPOM,INTERNET PARA SONOPLASTIA, OU OUTROS MATERIAIS DISPONÍVEIS NA ESCOLA.
- Windows Movie Maker
- Avid Free DV
- www.documentarios.org/
- Documentários - TV Cultura – Canal Futura -– canal history – discovery chanel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu recado...